Metodologia

A METODOLOGIA APLICADA NAS AULAS DA EJA

Elaborar aulas atrativas e diferenciadas, que chamem a atenção dos alunos é um grande desafio para nós professores. A EJA, como toda modalidade de ensino, requer do professor um planejamento, tendo em vista que trabalhamos com uma clientela diversificada, formada por jovens e adultos que, em geral, vêm de uma rotina intensa de trabalho. Portanto, é imprescindível que aulas sejam sistematizadas e sigam um caminho pré-definido pelo professor. Além disso, é importante que os alunos saibam que caminhos vão percorrer, para que, dessa forma, tenham noção de como sua aprendizagem será orientada.
            Fundamentada na visão emancipadora de educação ao longo da vida, na pedagogia de projetos e no desenvolvimento das capacidades cognitivas (competências e habilidades), é importante que o professor, ao planejar, leve em consideração, em suas aulas, as seguintes etapas:

1.    Problematização: a problematização é um momento importante, tendo em vista que é a introdução, é ela que vai nortear o caminho a ser seguido durante a aula. Através da problematização é possível fazer com que os alunos participem da aula, além de permitir ao professor perceber o que os alunos já sabem sobre o assunto. Ela pode se dar por uma pergunta, a leitura de um texto que tenha ligação com o conteúdo a ser tratado, uma figura, etc.
2.    Fundamentação teórica: nesse momento, deve ser feita uma sistematização do que foi introduzido na problematização, é o momento para leituras, aulas expositivas dialogadas, explicações, etc.
3.    Atividades contextualizadas e interdisciplinares: após a sistematização dos conhecimentos, é importante que sejam realizadas com os alunos atividades pertinentes, que tenham relação com os conteúdos trabalhados e que estabeleçam relação de interdisciplinaridade.
4.    Socialização das atividades: após os alunos realizarem as atividades, é importante que estas sejam socializadas com todos, para saber se todos os alunos conseguiram fazer as atividades e tirar as possíveis dúvidas, além de ser um bom momento para expandir a produção de conhecimento.
5.    Avaliação processual, coletiva e individual: a avaliação é um valioso instrumento do professor e acompanha todo o processo de ensino/aprendizagem. Devido a isso, não deve ser realizada somente no final do bimestre, ela deve ser processada em todas as aulas, seja através de atividades, participação nas aulas etc.

Assim sendo, é imprescindível que essas etapas sejam seguidas em todas as aulas, pois com isso, tanto professor quanto alunos sempre saberão que caminhos percorrer para terem sempre uma aprendizagem eficaz e aulas nas quais os objetivos sejam alcançados.



Coordenação Pedagógica de EJa – SEE/AC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui suas observações sobre esta postagem...