Modelo de Plano de Aula

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

PLANO DE AULA

ESCOLA: xxx
PROFESSOR: xxx
DATA: 20 e 21 de Fevereiro de 2017

1. ÁREA: Ciências Humanas
2. MODULO: III EF
3. EIXO: Primeiras Histórias
4. TEMA ABORDADO: Iniciação aos Estudos Históricos
5. CONTEÚDO: Diversos conceitos de História e o trabalho do Historiador com as fontes

6. OBJETIVOS (Capacidades):
Conhecer os diversos conceitos de História existentes.
Perceber as diferenças e similaridades entre estes conceitos.
Compreender o trabalho realizado pelo historiador na construção do conhecimento histórico.
Analisar o que são fontes históricas e como estas são usadas pelos historiadores.

7. METODOLOGIA:

7.1 PROBLEMATIZAÇÃO: A problematização ocorrerá no inicio da sequência didática com a proposta dos alunos refletirem sobre o que compreendem sobre História e para que ela serve.

7.2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Leitura dos textos: Estudo da História e Por que é importante estudar História, além da utilização Música “Eu nasci há 10 mil anos atrás” – Raul Seixas

7.3 ATIVIDADES CONTEXTUALIZADAS (Interdisciplinaridade): Leitura coletiva da letra da musica e análise das principais frases da composição, bem como, ouvir e cantar a música, se possível, na versão original.

8. SOCIALIZAÇÃO: Em duplas, os alunos irão socializar com a turma algumas frases que mais lhes chamaram a atenção e tentar relacionar ao tema em estudo.

9. AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada levando em conta o interesse do alunado pelo tema, bem como a participação no decorrer da mediação do professor, por ocasião da resolução de um exercício e do registro conceitual dos alunos, no inicio da sequência.

10. RECURSOS: Quadro magnético, pincel, texto impresso, musica e letra impressa, caixa sonora, oralidade etc.

11. REFERENCIAS:
SILVA, kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2006
MARTINS, Ana Paula. et al. Caminhar e transformar – Historia : historia anos finais do ensino fundamental: Educação de Jovens e Adultos. São Paulo: FDT, 2013.




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